O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/01/08

VENDER PEIXE É UMA ARTE

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 08:52

Sou apaixonada por fotos e anúncios publicitários antigos. Não só pelo visual, mas pelas mensagens involuntariamente engraçadas boladas pelos Olivettos de priscas eras.
Tenho alguns sites preferidos sobre o tema, como o “Plan 59”, uma ampla galeria com imagens maravilhosas. Recentemente descobri mais um para figurar na minha lista de favoritos, o “Found in Mom´s Basement” (“Achado no Sótão da Mamãe”), que existe há mais de quatro anos.
Como define o próprio autor: “Anúncios antigos – encontrados no sótão da mamãe, em mercados de pulga e pela Internet – desempoeirados e publicados para seu deleite visual”.
Percorrer o site em alguns minutos é uma tarefa difícil. Cada anúncio merece ser visto com atenção para total “deleite visual”.
Na maioria, a tentativa de demonstrar pioneirismo resulta em algo bonito, ingênuo, politicamente (in) correto e tosco num só tempo – especialmente os das décadas de 50 e 60.
Algumas características são recorrentes. A mais marcante é que em toda publicidade de cozinha as mulheres, mesmo que estejam preparando uma buchada de bode, são retratadas em vias de sair para uma festa – com saias rodadas e colares de pérolas.
Há também dicas absurdas, como um anúncio da “Seven-Up” que recomenda misturá-la ao leite – em partes iguais – porque “dá ao leite um sabor especial que agrada às crianças”.

Abaixo, uma seleção dos mais toscos:

Esse remédio para hemorróidas promete a cura sem cirurgia. Qual a intenção de colocar a possível paciente de costas? (1946)

Mais machista impossível. Diz o anúncio das gravatas “van Heusen”: “Mostre a ela que o mundo é dos homens” (1951)

Cursos por correspondência existem antes do famoso “Instituto Universal Brasileiro”. Esse oferece lições de hipnose: “É facil hipnotizar – quando você sabe como” (1952)

Gêmeos asfixiados: o celofane da DuPont apela para um tipo de venda perigosa. “Boas coisas são duplamente boas num celofane” (1954)

“Boneca instantânea para festas – para o escritório, praia, piscina… Ela senta, fica em pé, dança e flutua”. Essa avó das bonecas infláveis “vai deixá-lo sem ar” (1964)

Gasparzinhos-trash: “Nenhum fantasma elegante vai se contentar com menos do que os lençóis Dan River”. A ideia é causar riso ou medo? (1964)

O.J. Simpson já usou botas em três pernas (1979)

A mensagem das cuecas francesas é simples: “Pra quê gastar tanto para tão pouco?” (1979)

Politicamente incorretíssimo: “Os cigarros são tão longos que nós vamos perder o casamento. Mas eu sou a noiva. Eles vão esperar” (1989)

Anúncios

1 Comentário »

  1. Viu a ironia? Nas botinhas em separado do O.J. tem uma menorzinha…
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/01/14 @ 19:58


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: