O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2009/12/24

SÓ NO TRUQUE

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:09

Dando continuidade aos temas natalinos, uma matéria muito interessante publicada nesta terça-feira no jornal “The New York Times” pode ser útil durante todo o ano – e não somente para os que ainda têm almoços corporativos de “confraternização”.
A reportagem “Using Menu Psychology to Entice Diners” (“Usando a Psicologia do Menu Para Atrair Clientes”) revela que é cada vez mais frequente empresários do ramo gastronômico recorrerem a especialistas para elaborarem um cardápio que fisgue o comensal não exatamente pelo estômago.
Massacrados pela recente crise econômica, vários restaurantes americanos estão reformulando seus menus na esperança de que a combinação de preços, adjetivos para descrever os pratos, os tipos, as cores e os tamanhos das letras e até a posição do nome do prato na página possam fazer com que as pessoas gastem mais.
Assim como os anúncios publicitários, os cardápios estão cheios de mensagens subliminares.
Consultores de menu e pesquisadores alertam para o primeiro pecado: a pior coisa que pode ser colocada num menu é o símbolo do dólar. Ele não apenas gritará “Hello, você está para gastar algum dinheiro!” como também dá um tom agressivo e brega.
Uma pesquisa realizada pela “Escola de Administração Hoteleira Cornell” mostrou que quando os valores são acompanhados do símbolo os clientes gastam menos. O estudo também concluiu que acrescentar zeros ou colocar números quebrados como 9,99 têm efeito parecido e não são uma boa ideia.
Alguns estabelecimentos se utilizam do que os consultores e pesquisadores chamam de armadilhas: colocar as opções mais caras no alto da página, descrever os pratos de forma romanceada através do uso de muitos adjetivos e que sugiram intensa satisfação.
A reportagem cita como exemplo o “Applebee´s”, cujas delícias são descritas como “caseiras”, “com molho triplo”, “assadas cuidadosamente” ou “dominadas de sabor”.
Os menus descritivos turbinam os pedidos em 27%.
Outros pontos notados pelos pesquisadores é que os clientes aprovam nomes de mães, avós ou outros parentes nos cardápios e que mencionar as marcas dos produtos entre parênteses também reflete um aumento das vendas.
Para vocês prestarem atenção numa próxima ida ao restaurante: títulos nas cores vermelho e azul estimulam o apetite, enquanto cinza e roxo, a satisfação.

P.S.: Nos próximos dois dias estarei offline. Aproveito para desejar um ótimo Natal a todos os leitores. Aproveitem bastante, mas não abusem do peru. Boas festas!

Assistam à minha mensagem de Natal AQUI (demora alguns segundos para carregar, ok?)

Anúncios

5 Comentários »

  1. otimo post ;)

    Comentário por leticia — 2009/12/24 @ 09:51

  2. Realmente os restaurantes estão investindo em tudo pra faturar.
    A cor eu acho uma boa fonte quanto aos o.99 anexados ao valor, eu sempre caia nessa..
    pra mim dava a impressão de mais barato, mais o que é 1 centavo a mais ? ( pra mim não é nada), mais a visão é outra! rs’ Engraçado isso não é?

    Bom, te desejo tudo de bom, felicidades.
    Que este Natal seja um dia mágico e proveitoso pra você e sua familia!
    E que 2010, seja repleto de coisas boas!

    Eu volto na segunda semana de Janeiro, mais o blog segue com os outros integrantes!

    Beijo’

    Comentário por Aline Felix — 2009/12/24 @ 11:51

  3. Peru…..rs rs rs rs…..kkkkkkk…..com 6,14% vai ser o tradicional franguinho.

    Feliz Natal a vc e a seus familiares.

    Comentário por Juventino — 2009/12/24 @ 17:15

  4. Tati, bom descanso e o melhor dessa vida!

    Sua leitora assídua (até do outro lado do oceano!).

    Comentário por selma barcellos — 2009/12/25 @ 16:25

  5. Hello Tati!
    Primeiro, seu desempenho na mensagem de natal é brilhante, que grande artista o showbiz está perdendo! :-)
    Sobre esse negócio dos restaurantes, conheço um dos donos do Applebee’s no Brasil; quer dizer que além da pimenta pra valer nos pratos eles ainda tem truques no cardápio? Vou passar um repto no malandro!
    Bom final de ano pra vc, Feliz 2010, muita disposição energia e humor porque vem aí um ano eleitoral…
    Bjão,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2009/12/27 @ 21:32


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: