O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2009/11/02

A TERRA NÃO É AZUL

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 08:51

simulacro

fechaduraNa semana passada, se um astronauta desavisado caísse no campus da Uniban de São Bernardo do Campo seria possível rodarmos um “De Volta ao Planeta dos Macacos”.
Todos devem estar por dentro do ocorrido. Se não, a sinopse: estudante vai à faculdade com um microvestido pink e causa reações contraditórias entre os alunos, que vão da indignação à admiração que os fanáticos têm por seus ídolos. Enquanto uns amaldiçoam até a quinta geração da garota, os mais sedentos fotografam e filmam tudo com celulares. Os com instintos mais primitivos chegam a se pendurar na parede da sala em que está a jovem para poder vê-la e filmá-la melhor. Desesperadas, as colegas da estudante chamam a polícia – que precisa usar spray de pimenta para conter a multidão.
O episódio parece mesmo coisa de filme, mas não tem nada de ficção científica. É a mais dura realidade.
Situações assim jamais aconteceriam na Suíça, na Bélgica ou na Finlândia. Mas se por acaso ocorressem, ainda que inaceitáveis, seriam compreensíveis. Eles não estão familiarizados com a ideia da mulher-fruta, com as coreografias de duplo sentido ou com a maneira libidinosa com que a mulher é vista – principalmente no Brasil.
É justamente isso que desperta curiosidade no caso Uniban. Por que a reação agressiva? A aluna não era uma astronauta. Estamos expostos a esse açougue diariamente e em qualquer lugar – a própria agredida chegou a dizer que no ônibus não sofreu nenhuma ameaça.
Infelizmente certas mulheres – em missão especial ou não – alimentam o comportamento masculino com roupas que cairiam bem na Sapucaí ou na Lua. Ainda assim, a cena dos alunos da Uniban é injustificável e descabida.
Difícil encontrar culpados, mas se existe um mais aparente é a proliferação das faculdades-consórcio. Após participarem de um processo seletivo muito duvidoso, os alunos pagam o curso em suaves prestações e ao final de quatro anos são sorteados com um diploma. Sem esforço, sem interesse.
Aqui, o preconceito fala mais alto: não esperem elegância, sutileza e comprometimento com a sociedade de estudantes desse nível.
Cantam por aí que está faltando emprego no “Planeta dos Macacos”. Falta emprego ou preparo? A resposta dá margem a muita polêmica, mas algo é certo: sobram macacos.

P.S.: bolão: em quantos dias a estudante estará na capa da Playboy?

Anúncios

9 Comentários »

  1. Playboy não sei, talvez Sexy. Aliás, depois do BBB a UniTaliban é uma ótima porta

    Comentário por Mário — 2009/11/02 @ 08:58

  2. Minha cara amiga Tati, a violência não tem justificativa, esse é um caso de puro machismo e preconceito. Já a dama de vermelho, conhecendo o ambiente, deveria se vestir com um pouco mais de recato, sem deixar de ser sensual. Por isso que não compro mais a Playboy…qualquer uma aparece por lá,o nível já não é o mesmo.

    Forte abraço

    Caurosa

    Comentário por caurosa — 2009/11/02 @ 10:24

  3. Desde o primeiro minuto de vídeo, embora repudiando a “zoeira” (assim os estudantes se expressaram)que fizeram com a Lady in Pink, achei algo estranho na história. E continuo achando.
    Aguardem: ela é a nossa Moça do Balão… Já já sai do sótão.

    Beijocas.

    Comentário por Selma Barcellos — 2009/11/02 @ 10:28

  4. Aconteceu um grande exagero na Uniban,isto vc n tenha duvida, acredito que quando ela entrou a segurança ja deveria avisar a diretoria e não deixar o caldo entornar.Ela não leva jeito pra play boy,mas uma cobertura e mais uma Eco Sport gratis não faz mal a ninguem.

    Comentário por Juventino — 2009/11/02 @ 18:51

  5. A moça que balançou os comentários das emissoras de TV do Brasil por estar com um vestido curtíssimo numa sala de aula deveria ser premiada. Tudo foi o puro marketing estratégico para a “estudante” posar nua numa dessas revistas que usam photoshop para encobrir os “defeitos” das meninas nuas. Pois é, diz o ditado que numa terra de cegos quem tem um olho é rei. Se eu fosse estudante e estivesse lá, queria que ela estivesse nua. Eu perderia a aula com toda a certeza.

    Comentário por Wilde Portella — 2009/11/02 @ 21:47

  6. Poxa, até que enfim um texto que consegue me “explicar” o acontecido.
    Universidades consorcio, que o Decio chama de UNIESQUINA.
    A moça não tinha intenção, acho que ela não esperava, mas com certeza, vai pintar um “nu artistico”.

    Comentário por picida ribeiro — 2009/11/03 @ 08:28

  7. Oe…
    Não vi. Apesar que acho difícil ficar chocado com a imbecilidade humana, mesmo num meio pseudo-acadêmico… A vontade de aparecer da distinta, aliada ao falso moralismo de alguns, a inveja de outras, a sede da mídia em torno deum episódio composto por sexo, violência e R$$$… Quantas mais “virtudes” poderemos ressaltar no episódio?
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2009/11/03 @ 13:29

  8. Exagerada e hipócrita a reação… Ainda mais num país onde há as mulheres frutas, as ex-BBB da vez da playboy e ex-dançarinas do Tchan que depois querem ser apresentadoras infantis… E, onde tem senhora, que faz plástica até parecer uma múmia ambulante e que insiste no ridículo de se vestir como mocinha (qualquer semelhança com Hebe Camargo, não é mera coincidência…) Mas, a moça podia se vestir de forma mais recatada, num ambiente mais sério, não? Ah, vivemos na cultura da permissividade e quem for contra é meramente um chato…
    Mudando de assunto, gostei da crítica às universidades de consórcio…

    Comentário por Lílian Soares — 2009/11/04 @ 10:11

  9. Talvez a melhor critica sobre o assunto que li, todos querem estar certos mais cada um tem sua parcela de culpa, e um erro nunca justifica o outro. Sou universitario e todo dia vejo essa cena, as meninas com um vestido mais curto que o outro, os falsos moralistas e hipócritas que julgam qualquer um e o descaso das universidades com o perfil dos alunos que ingressam na mesma.

    Comentário por Leandro — 2009/11/09 @ 12:31


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: