O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2009/10/26

O PODER ROSA

Filed under: Vox populi — trezende @ 07:21

wecandoit

shoeO que querem as mulheres? A resposta, nem nós mesmas sabemos.
A fim de decifrar o enigma, na semana passada a revista Time dedicou a capa de uma edição especial e 15 páginas ao tema: “O Status da Mulher Americana – Uma nova pesquisa mostra porque elas estão mais poderosas – mas mais infelizes”.
Diz a reportagem: “a Fundação Rockfeller, em colaboração com a revista Time, conduziu uma pesquisa histórica para avaliar como homens e mulheres norte-americanas reagem a uma nova realidade. A batalha dos sexos chegou ao fim? Se sim, quem venceu? Como os homens enxergam o poder feminino?”.
A conclusão é composta por uma boa e uma má notícia. A má – como já adianta o subtítulo da matéria – é que apesar do sucesso, as mulheres estão sorrindo menos.
O ponto positivo é que eles e elas chegaram a um entendimento quanto aos planos para um futuro juntos. Cai por terra o conceito ultrapassado de que a satisfação da mulher depende dos rendimentos do marido e surgem vários pontos em comum: 92% dos homens e 96% das mulheres dizem que ser saudável é o principal. Sobre a importância da segurança financeira os números também são parecidos: importante para 74% deles e 81% delas. No quesito casamento o placar é apertado – e inesperado: fundamental para 58% dos homens e 53% das mulheres.
Segundo a reportagem, estima-se que até o fim do ano, pela primeira vez na História, a maior parte dos empregos americanos pertença às mulheres. Pela lógica, o crescimento é aguardado em setores essencialmente femininos, como bem-estar social, varejo e atendimento ao cliente.
Cada vez mais mulheres são chefes da casa (quase 40%) ou têm papel fundamental na renda familiar. O poder de compra delas nunca esteve melhor – e espera-se mais aumento.
Em 1972 a Time publicou uma reportagem com tema semelhante, mas na época os caça-talentos se lamentaram dizendo que era mais fácil levar o Homem à Lua do que colocar uma mulher num escritório.
Naquele tempo apenas 7% dos alunos que praticavam esportes eram meninas – hoje esse número é seis vezes maior. Os campi das universidades eram compostos por 60% de homens, mas atualmente são elas que dominam.
A revista não se cansa de louvar as conquistas femininas. Diz que pela primeira vez na História cinco mulheres ganharam prêmios Nobel no mesmo ano – Medicina, Química, Economia e Literatura. Também chega ao ponto de citar como exemplo o presidente Obama, que foi criado por mãe solteira e é casado com uma advogada mais graduada e que já teve um salário maior do que o dele.
Sucesso profissional, liberdade, boa situação financeira, perspectivas de um futuro com marido e sem filhos. Rir pra quê?
Ironias à parte, não chega a ser difícil entender a equação. Quanto maiores as responsabilidades maiores as preocupações. Mas a vida não é uma ciência exata – muito menos a cabeça feminina.

A matéria completa está AQUI

Anúncios

7 Comentários »

  1. Minha cara amiga Tati, segundo o filósofo pósmoderno contemporâneo Carlos Rosa, as mulheres querem muito amor, carinho, segurança e um homem inteligente. A grande Rose Marie Muraro, grande escritora acrescentaria, ainda,que a mulher quer também muito orgasmo.Também concordo.

    Forte abraço

    Caurosa

    Comentário por caurosa — 2009/10/26 @ 09:57

  2. Se as mulheres estãs conquistando seu espaço, nada mais do que justo. E se elas precisam de muito orgasmo eu concordo plenamente. Pena que tenha tanto homem incompetente e egoista.

    Comentário por Wilde Portella — 2009/10/26 @ 15:07

  3. Que bom que já se foi o tempo em que uma mulher só precisava “de quatro animais na vida: uma raposa no armário, um tigre na cama, um Jaguar na garagem e um burro para pagar por tudo isso”. Ufa!

    Beijocas na Tati.

    Comentário por Selma Barcellos — 2009/10/26 @ 15:12

  4. E a mulher do ” companheiro ” qual percentual que ela encaixa.

    Comentário por Juventino — 2009/10/26 @ 18:56

  5. Hahaha! Ótimo comentário, Selma!
    Poderia acrescentar mais um animal? “…e um veado como melhor amigo!” (para que o “tigre” não se sinta ameaçado).

    Comentário por Ricardo Rezende — 2009/10/26 @ 19:19

  6. Li dia desses não me lembro onde que o que a mulher mais quer é LIBERDADE para escolher e decidir viver como quiser. Pode ser. Deve ser.

    Comentário por picida ribeiro — 2009/10/27 @ 08:47

  7. Ricardo, já estou me comunicando com quem cuida da obra de Mae West e pedindo para acrescentar sua perfeita sacada. Verdade absoluta: os amigos veados têm TPM com a gente por solidariedade. Gracinhas!

    Beijoca da colega de comments.

    Comentário por Selma Barcellos — 2009/10/27 @ 09:30


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: