O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2009/09/30

UM HÓSPEDE DO BARULHO

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 08:57

zelaya3

bolaferroAntes do golpe que o tirou do poder em Honduras, Manuel Zelaya tentava realizar um plebiscito – considerado inconstitucional – que abrisse caminho para reformar a Constituição. Seus opositores alegam que ele queria, no fundo, aprovar a reeleição presidencial e se candidatar de novo nas eleições de novembro.
Na manhã em que seria realizada esta consulta popular, o quarto de Zelaya foi invadido por soldados mascarados armados que o levaram para o aeroporto e o despacharam – de pijamas – para a Costa Rica. O resto da novela temos acompanhado diariamente há quase três meses.
No início não estava muito claro até que ponto o Brasil era cúmplice do presidente. Mas algumas pistas dadas pelo Belchior de Honduras sugerem que os prisioneiros somos nós, brasileiros.
Zelaya tem se comportado como uma visita indesejada, o verdadeiro “Hóspede do Barulho”. Começou tirando uma soneca no sofá. Daqui a pouco estará abrindo a geladeira, fazendo pipi de porta aberta e pedindo o carro emprestado.
Aliás, tem feito muito pior: o ministro Celso Amorim revelou ontem que o presidente deposto chegou a solicitar o empréstimo de um avião da FAB para levá-lo de volta a Tegucigalpa – pedido sabiamente negado.
Mais: Zelaya está transformando a embaixada brasileira numa pensão hondurenha. O local – que chegou a contar com 300 moradores –, está agora, nas palavras de Celso Amorim, com um “certo estacionamento de aproximadamente 60 pessoas”.
Além disso, ele tem usado a Casa brasileira para fazer pronunciamentos para inflamar a população de seu país– apesar dos apelos do Brasil para que não use a embaixada com este fim.
Na história de “Um Hóspede do Barulho” uma família encontra um Pé Grande e o leva para casa. A visita destrói tudo: enterra objetos no quintal, amassa o teto do carro para enfiar a cabeça e come os peixes do aquário. Apesar de terrível, ele vai conquistando a todos e quase vira um membro da família (quase, não vou contar o fim do filme).
Torçamos para que Zelaya não tenha a mesma sorte e que Pé Grande seja o que ele tome no bumbum muito em breve.

P.S.: já enviou sua imagem para a promoção “O melhor uso não-intencional”? A melhor foto será premiada com uma camiseta do filme “Um Faz-de-Conta que Acontece”.
Mandem uma foto para tatianarezende@hotmail.com até 5 de outubro.

Anúncios

7 Comentários »

  1. Até o Lula já tá de saco cheio. Tomara que ele não banque o “Lulinha paz e amor” de antigamente…

    Comentário por Diana — 2009/09/30 @ 10:22

  2. Minha cara amiga Tati,trapalhadas à parte, eu acho que o tal do Zelaya usou de má fé e envolveu o governo brasileiro. Mas tiro saiu pela culatra, vamos ver no que vai dar!Só conheço um que se deu bem com esse golpe da reeleição, um tal de FHC (também, o povo do seu país é meio frouxo, aceita tudo passivamente).

    Forte abraço

    Caurosa

    Comentário por caurosa — 2009/09/30 @ 10:57

  3. Tati,folgado demaaaais esse Zelaya! Hoje a família e comparsitas aparecem fazendo alongamento na área externa da “Bodega do Amorim”!
    Mas a melhor foto dele foi num close, tirando o chapéu para comungar, e a peruca, barba, bigode e sobrancelhas, tudo pintadinho de negro-graúna, à la Edson Lobão, saqualé? Sinistro.

    Beijocas.

    Comentário por Selma Barcellos — 2009/09/30 @ 11:07

  4. Já dizia minha sábia avó: Depois de três dias os peixes e os hóspedes começam a cheirar mal.
    Ainda mais sendo um hóspede compulsório, como o Zelaya.
    Mas confesso que estou me divertindo com a situação. Quero só ver até onde a famosa hospitalidade brasileira vai aturar o cara de pau.
    Beijos.

    Comentário por lucy in the sky — 2009/09/30 @ 14:47

  5. Kkkkkkkk.. vc é sempre formdável!!!
    Assim vai longe viu? Gosto de como vc escreve, sempe me divirto quando venho aqui. Acabao lendo as velhas todas.
    Parabéns, vou bolar algo pra trazer-lhe mais visitas aguarde!!!

    Comentário por Blog do Kuelho — 2009/09/30 @ 15:35

  6. E o companheiro,será que não está enxergando nada ou ta se fazendo de morto.

    Comentário por Juventino — 2009/09/30 @ 20:02

  7. É interessante ver um golpe de estado onde um aspirante a ditador é deposto, pois geralmente ditadores aparecem após o golpe. Bem, até aí o Micheletti já decretou estado de sítio e fechou órgãos de imprensa… Parafraseando a conhecida frase, ditador que depõe ditador tem 100 anos de perdão.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2009/09/30 @ 20:54


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: