O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2009/09/28

FEIOS DO MUNDO, UNI-VOS!

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 08:44

careta

globoocularTradicionalmente nesta época do ano a cidade de Egremont, a cerca de 500 km de Londres, sedia a “The Crab Fair”. A festa – que ocorre desde o século 13 no terceiro sábado de setembro – é uma maneira de a comunidade celebrar a colheita e divulgar seu produto mais famoso, as “crab apples” – uma maçã silvestre bem ácida.
Mas não são os frutos que atraem turistas de todo o mundo para Egremont. A principal atração do evento é o “The World Gurning Championship”, um campeonato de caretas no qual os competidores contorcem o rosto sem o auxílio das mãos e usam uma espécie de colar para cavalos.
“To gurn” significa rosnar como um cachorro distorcendo a fisionomia para parecer o mais selvagem possível. Ninguém sabe explicar ao certo a origem da brincadeira, mas há duas versões. Uma diz que havia um cidadão que colocava a tal coleira de cavalo num maluco da região e pedia-lhe que fizesse caretas em troca de algumas canecas de cerveja.
A segunda é mais cruel e narra o episódio de um fazendeiro que, ao chegar em casa bêbado e encontrar a esposa de cara amarrada, grita: “pare de fazer careta, mulher!”. E tasca-lhe o colar de cavalo.
O campeonato é aberto para competidores de outros países, mas tanto o título masculino quanto o feminino ficaram com os próprios moradores da cidadezinha. Na categoria feminina, Anne Woods. Na masculina, o feioso-mor foi Gordon Blacklock (acima), que estava 13 anos sem vencer.
Acredita-se que a primeira “The Crab Fair” tenha acontecido em 1267, quando o lorde de Egremont começou a tradição dando maçãs ao povo. A festa teria continuado durante todo o dia com um desfile de carros usados na colheita da fruta e uma centena delas lançadas à multidão na principal rua do povoado.
Outras atrações da festa são corridas – de rua, de cães, de bicicletas –, competições de comida – como a de bolo com melado – e as que incluem cantar algo no dialeto regional.

Confiram o site da festa AQUI

P.S.: já enviou sua imagem para a promoção “O melhor uso não-intencional”? A melhor foto será premiada com uma camiseta do filme “Um Faz-de-Conta que Acontece”.
Mandem uma foto para tatianarezende@hotmail.com até 5 de outubro.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Estou correndo hoje, por isso não pude ler, mas desejo pra vc uma semana cheia de bençãos de Deus.
    bjssss

    volto com mais tempo tá

    Comentário por Dri Viaro — 2009/09/28 @ 10:00

  2. Hum… interessante… segundo Bakunim, na época medieval, o grotesco fazia parte da cultura. Até hoje, o grotesco nos faz rir, mas ele tinha seu lugar mais bem destacado na Idade Média. como direi, fazia parte de qq manifestação cultural a exibição do grotesco (mesmo nas manifestaões religiosas, o mal sempre estava associado ao grotesco, ao feio, daí a imagem que temos, hoje, de bruxas e demônios feios, que depois desses séculoes eh que começa a ser quebrada). Eu acredito que essa competição (por ter se iniciado na Idade Média) possa ter algo relacionado a esse fato cultural. Ou não…´só sei que se eu chegase lá com a cara que tenho agora, sem torcer e nem fazer careta, ganhava o primeiro lugar na hora.

    Comentário por Diana — 2009/09/28 @ 15:05

  3. Por aqui há uma conhecida pergunta provocativa: “você é feio assim ou chupou limão?”. Lá em Egremont, isso pode ser diferente: “você é feio assim ou comeu crab apple”?
    A careta após comer maçã ácida pode servir como explicação para a origem da brincadeira. Vai saber… Sobre o colar de cavalo, eu nem sabia que cavalo usava colar!

    Comentário por Ricardo Rezende — 2009/09/28 @ 16:48


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: