O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2009/09/25

OS ZEZÉS E OS LELÉS

Arquivado em: Matutando — trezende @ 09:07

cafecolorido

mascarasSe o noticiário se mantiver assim até fevereiro, uma antiga marchinha de Carnaval irá desbancar Claudia Leitte e Ivete Sangalo juntas. O hit do verão 2010 será “Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é?”.
As demonstrações públicas e furiosas de homofobia tornaram-se tão frequentes que é possível até elaborarmos um “top five homofóbico”. Por ordem decrescente:

1) O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, chamando o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de “viado fumador de maconha”. E o pior: dizendo que “se Minc participasse da Meia Maratona Internacional do Pantanal ele o alcançaria e o estupraria em praça pública”;
2) A declaração do técnico do Goiás, Hélio dos Anjos, de que “homem que tem ciúme do outro é viadagem. E eu não trabalho com homossexual, não tenho viado no meu elenco. Eu trabalho com homem”;
3) Flavio Briatore pondo em dúvida a sexualidade de Nelsinho Piquet: “Ele vivia com este senhor – o italiano Marc Cavezzale –, não se sabe que tipo de relação eles tinham, mas o pai estava muito preocupado com o relacionamento dele com esse cara de 50 anos e pediu que eu interviesse”;
4) Marta Suplicy insinuando, durante a campanha à prefeitura de São Paulo no ano passado, que Kassab seria homossexual. O locutor da campanha petista perguntava: “Você sabe mesmo quem é o Kassab? Sabe de onde ele veio? Qual a história do seu partido?”. Depois da foto do prefeito: “Sabe se ele é casado? Tem filhos?”;
5) Há dois anos, o diretor administrativo do Palmeiras, José Cyrillo Jr., num programa da Record. Indagado sobre a possibilidade de haver um atleta homossexual no time disposto a assumir publicamente sua opção, Cyrillo respondeu: “O Richarlyson quase foi do Palmeiras”.

É fato: estamos passando por um momento balaio de gato em termos de sexualidade. Num ontem não muito distante existiam apenas três sexos: o masculino, o feminino e a coluna do meio.
Hoje, mais do que os inúmeros subtipos, as denominações criadas para se referir a eles são espantosas. Ninguém é apenas gay. Há os transexuais, os transgêneros, os travestis, os bissexuais, os intersexuais, os pansexuais, as dragqueens, os crossdressers, as lésbicas e, espremidos no meio disso tudo, os heterossexuais.
Alguns – com o intuito ou não de criar polêmica – tentam se enquadrar em alguns destes subtipos. A cantora Fergie, as atrizes Megan Fox e Lindsay Lohan se declararam bissexuais. Lady Gaga chutou o balde e disse que é hermafrodita.
A dúvida na área da sexualidade é o novo preto. Além dos artistas e seus produtores, publicitários também já perceberam a mudança e aproveitam para tirar uma casquinha – vide a sugestiva campanha da Arezzo com Juliana Paes e Cleo Pires.
Enfim, se há uma pergunta difícil de ser respondida atualmente é: “Você sabe com quem está falando?”. E justamente por isso os lelés deveriam tomar mais cuidado ao classificarem o próximo.

P.S.: já enviou sua imagem para a promoção “O melhor uso não-intencional”? A melhor foto será premiada com uma camiseta do filme “Um Faz-de-Conta que Acontece”.
Mandem uma foto para tatianarezende@hotmail.com até 5 de outubro.

About these ads

7 Comentários »

  1. É, ultimamente eu só tenho certeza mesmo da minha própria classificação… Apenas uma correção: nós, homens héteros (pois falar só “homem” já não especifica nada com precisão), não estamos “espremidos no meio de tudo isso”, pois se ficássemos “espremidos no meio”, já não seríamos héteros! ;-)
    Em tempo: o sonho de consumo da Megan Fox é Angelina Jolie. Que dupla!

    Comentário por Ricardo Rezende — 2009/09/25 @ 09:34

  2. Bem, por estar no meio teatral, não tenho (e nem posso) preconceito com isso. Não me agredindo fisicamente, moralmente eu não sinto ofensa nenhuma. E, como se tratam de pessoas que ainda sofrem muito preconceito, afirmo que ainda me sinto mais segura num bar GLS, ou numa casa cheia de lésbicas, do que num lugar com pessoas heteroxesuais. Pessoas com a sexualidade dita excêntrica, entendem o significado da palavra “não”. Contudo, pra mim, permanece um miestério o motivo de homens se sentirem insultados pela existência de homoxessuais, mesmo que os próprios jamais lhes passem uma cantada. Seria medo mesmo, pura e simplesmente, ou medo de gostar?

    Comentário por Diana — 2009/09/25 @ 10:13

  3. Sei que metrossexual não tem nada a ver com as classificações acima. Mas eu tenho uma “implicância” com o conceito…

    Beijocas.

    Comentário por Selma Barcellos — 2009/09/25 @ 10:33

  4. Minha cara amiga Tati, ao que parece, nós o héteros estamos nos tornando uma minoria. E salve-se quem puder!

    Forte abraço

    Caurosa

    Comentário por caurosa — 2009/09/25 @ 13:05

  5. Não é facil não,porque eles estão na área de futebol,volei,atletismo,basquete,política,radio e televisão,teatro,garçon,cabeleireiro,enfermeiro…..enfim eu ainda não vi um COVEIRO e tambem não quero ver…kkkkkkkkkkkkk.

    Comentário por Juventino — 2009/09/25 @ 21:03

  6. Ah…
    Prefiro não opinar porque, convivo bem com essa raça mas admito que sou tremendamente preconceituoso. Nem tentem me explicar. Apenas respeito a opção de cada um.
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2009/09/26 @ 16:08

  7. As declarações mencionadas são manifestações de tremenda falta de respeito
    A opção de cada um, é um direito que lhes cabe.
    Melhor que os que estão nos armários e não são poucos, imagino e percebo.

    Comentário por picida ribeiro — 2009/09/27 @ 11:08


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: