O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2009/03/09

DIA DA MULHER E DO PORCO

Filed under: Matutando — trezende @ 09:19

 

soccer2

 

joiaFutebol é um assunto que não me desperta paixão. Exceto em época de Copa do Mundo, não acompanho os jogos – ainda tenho calafrios quando me lembro de Zinho encarnando uma enceradeira em 1994.

Apesar de entender perfeitamente o que se passa dentro das quatro linhas, me mantenho mal informada sobre os campeonatos. Estamos no Brasileirão? Paulistão? Qual é o “ão” da vez?

O retorno de Ronaldo aos gramados neste domingo foi uma semicopa do mundo. Apesar de corintiana, meu objetivo não era exatamente torcer pelo meu time, mas conferir a performance de Ronaldo. Vírgula, o fenômeno.

Em minha mente, três grandes curiosidades: descobrir se ele seria capaz de correr sem pisar na bola, se não seria confundido com uma, e se queimaria parte da banha corporal – que ele insiste em dizer que é de apenas 11,6%.

Acabei me distraindo com o grande circo que é um estádio. Fiquei inclusive tentada a adquirir um touro Canchim – anúncio que mais apareceu nas placas publicitárias das laterais do campo.

A lenga-lenga dos primeiros 45 minutos deve ter feito muito corintiano repensar se o sacrifício da viagem até Presidente Prudente teria valido a pena.

No segundo tempo os times voltam a campo com a mesma escalação, mas após cinco, dez minutos começa uma movimentação à margem do gramado. Mais dois minutos e o que se vê é um sobe e desce de placas e um entra e sai de jogadores. Fico intrigada. Por que o “professor” já não retorna com o time novo? Pouparia o auxiliar de uma LER no ombro.

O locutor anuncia a entrada de Dentinho. De costas e julgando pelo físico rechonchudo, penso se tratar de Ronaldo – Dentinho pra mim só existem dois: ele e o Ronaldinho Gaúcho. O sujeito se vira e percebo o engano. Existem três Dentinhos.

Os torcedores – empolgados mesmo num calor de quase 40 graus – formam um interessante tapete humano e protagonizam um espetáculo bonito ao girarem as camisetas no ar. Coreografia bem-feita que sequer necessita de ensaio. Só não gostaria de estar ali no meio.

Com torcidas tão animadas, qual a função das cheerleaders? Não consigo encontrar outra utilidade que não servir de menu para os jogadores – e até para o Abade que tentava por ordem no galinheiro. Qual será a próxima Bia Anthony?

Os nomes dos jogadores também tomaram parte de minha atenção. Devem servir de inspiração para várias grávidas. Pode-se escolher entre Keirrison, Williams e Escudero, o único escudo que não defende. Ataca. Após receber um cartão por uma entrada dura num adversário, o comentarista explica que ele manteve a média: cinco cartões em cinco jogos. Fico imaginando se em vez de Escudero ele fosse o Torpedo ou o Trovão.

Só volto ao jogo com o gol de Ronaldo e o “espírito Maradona” que baixou nele. O olhar ensandecido para a câmera foi substituído por uma empoleirada no alambrado. Pronto, a Fiel vem abaixo. E o alambrado também.
Quem poderia imaginar que 11,6% de gordura poderia causar tanto estrago? Onze porcos incomodam muita gente, mas um único Porco incomoda muito mais.

 

Anúncios

12 Comentários »

  1. Hehehe… gostei da cena do alambrado!

    Comentário por Selma — 2009/03/09 @ 09:59

  2. É uma pena…
    Ele é o grande jogador que pude ver jogar. Más agora…
    Num sei o que acontecu…
    Primeiro ele confundiu travesti com mulher…
    Agora ele confundiu o corinthians com time… (sem ofensas)

    Comentário por Hellinho Ferreira — 2009/03/09 @ 11:49

  3. Helo Tati,
    Surpresa ! Futebol não é sua paixão no meio de 190 milhões ? Tudo bem mas, espero que pelo menos lhe
    traga alguma alegria. Afinal o Brasil é o país do futebol. É admirado em todo mundo, agora tambem o
    futebol feminino. É uma cultura popularíssima na qual o Brasil é referência como esporte mundial.
    Sua “bronca” eu aceito quanto a “cheerleaders”, mais uma imitação, como se não bastasse a televisão
    ( um macaquismo incrivel) pela falta de criatividade. Copiar e imitar é sempre mais fácil. Tambem não
    entendi “servir de menu p os jogadores” e, quem é ou foi Bia Anthony. Gostei dos tres dentinhos, mas
    dois deles ( os Ronaldos…) poderiam ser dentões não ?
    Bem, desculpe-me, eu adoro futebol…

    Comentário por Agenor Tonussi — 2009/03/09 @ 11:59

  4. O que impressiona nisso tudo não é o inegável poder de recuperação do “Fenômeno”, mas sim o seu fenomenal poder de mídia. Chega a causar estranheza sua relação com a Rede Globo de Televisão. Por que Ronaldo só fala primeiramente com os repórteres da referida Rede? Estaria a Globo por trás do seu retorno ao futebol tupiniquim, em especial ao Curintia, time mais popular do melhor mercado brasileiro? Os números do Ibope de ontem apontam para esta resposta.

    Comentário por Joubert — 2009/03/09 @ 12:44

  5. Nada se comentou do gol do porco,do frango que o goleiro tomou,da bola na trave,da rivalidade do porco com o timão,mas como futebol ” business is business ” o fenomeno voltou….e não foi o timão que quebrou o alambrado e sim o alambrado que era fraco.

    Comentário por Juventino — 2009/03/09 @ 16:56

  6. Aguardo mais posts futebolísticos. Esse foi divertido.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2009/03/09 @ 21:07

  7. Esses dias descobri o motivo de ser corinthiana: gosto de ver os fanáticos lá de casa felizes. Mas agora que não moro mais com eles, só fico sabendo que o time jogou pelas fortes provocações matinais do escritório. Praticamente uma guerra verbal, muito divertida no entanto.

    Comentário por Carol — 2009/03/09 @ 21:54

  8. Sim! Vamos dar as mãos e rir juntas, porque a vida é assim mesmo: terrível!

    Esses jogadores são o pior, ainda não achei graça em correr até passar mal num gramado, correndo atrás de uma bola. Só assistocopa (obviamente, mas torço pro meu país e mais meia dúzia) e final de campeonato (pra ter assunto no outro dia.

    Faço zoeira com os caras desde o cabelo, passando pelo nome e até pela cor das chuteiras (já viu que tem umas que são douradas e, geralmente, o uniforme é de uma cor nada a ver?).

    Como você disse: os nomes são inspirações. Alguns devem ser únicos e eu acho que, se eu colocasse um nome daqueles num bebê a criatura não ia ver a hora de ficar de pé no berço pra se jogar de cabeça numa quina e se o procedimento suicida fosse mal-sucedido, a criança ia jurar vingança eterna!

    Que triste, você é corinthiana-de-noke? Eu sou são-paulina-de-nome…

    Comentário por Coca — 2009/03/09 @ 22:41

  9. Eu sou Palmeirense =((
    E Fanático =(

    Comentário por Pablo — 2009/03/10 @ 07:36

  10. Minha futebolística Tati, é só rolar a bola que a galera aparece para comentar, é futebol, eu não poderia perder. O nosso querido gorduchinho, realmente, ainda é um fenômeno de mídia, futebol, confusão e travecos, putas e assemelhados . Quando ao alambrado,ele não foi o culpado, quebrou para fora. Foi empolgação da torcida do timão. Como amante do velho esporte bretão, torço para que o Ronaldo se recupere e nos brinde com muitas partidas empolgante e faça muitos gols, que não seja no Santos nem no meu Botafogo.

    Forte abraço

    Caurosa.

    Comentário por caurosa — 2009/03/10 @ 16:11

  11. Não gosto de futebol. Não abro exceção nem na Copa do Mundo. Mas gostei do gol do Ronaldo. Adoro torcer para quem está perdendo. Adoro possibilidades de “virada”. Nos jogos e na vida.

    Comentário por picida ribeiro — 2009/03/10 @ 23:09

  12. Eeee Tati, falou em futebol, mexeu com a galera!!! hehehe… Mas esse seu ponto de vista sobre o futebol é muito divertido. E como sofredor, flamenguista, vejo que o Ronaldo veio a São Paulo para voltar a ter forma de atleta e depois voltar ao Rio, para perdê-la… E o “ão” da vez, acredito que possa ser Ronald”ão”, independente de campeonato, e fala a verdade: apenas 11% aquela barriga toda? Queria eu olhar para a minha que é bem menor e o exame do endocrinoblablabla diminuísse aqueles 27%: ah é um sonho…

    Um beijo e até mais, Alessandro Martins.

    PS: Mas que o fenômeno é uma peça importante para qualquer marketing, isso ele é!!! Aliás veja a resposta a provocação do Manchester sobre os Ronaldos que o Corinthians teve – criativa! Inté…

    Comentário por Alessandro — 2009/03/11 @ 11:43


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: