O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2008/12/24

A LONGA ESTRADA DA VIDA

Filed under: Matutando — trezende @ 02:25

 

car-swim

 

binoculosSão Paulo teve ontem seu dia de Santa Catarina. Ruas alagadas, pessoas ilhadas, carros presos em congestionamentos que chegavam a 20 quilômetros e muita chateação para quem não tinha para onde fugir.

Minhas férias me deram o luxo de cancelar os planos para a tarde logo que notei as nuvens negras.

No domingo, entretanto, não tive a mesma sorte. Subestimei o toró e me dei mal. Fiquei refém de um engarrafamento na marginal Pinheiros por cerca de uma hora. Ninguém ia nem pra frente, nem pra trás. Automóveis foram desligados.

Após a inevitável pergunta – quanto tempo isso vai demorar? – vem a certeza de que todo esse concreto às vezes nos sai caro demais. Inicia-se uma busca por algo. Tanto dentro quanto fora do carro.

A experiência não foi das mais divertidas, mas peculiar. Foi como se eu estivesse no Simba Safari apreciando os animais.

Um grupo de amigos passa o recibo de que está acostumado à cena – fruto talvez de viagens ao litoral paulista em véspera de feriados. Dois deles saltam e resolvem dar uma volta. Vão caminhando até desaparecem em meio ao caos.

No carro ao lado uma gordinha não dava a mínima para o problema. Saboreava calmamente o terço final de um pacote de waffles.
Serenidade não era o clima que reinava no automóvel poucos passos atrás. Enquanto o motorista curtia um som e fazia as coreografias que o volante lhe permitia, a mãe mantinha-se imóvel. Pelo semblante e os cabelos amarrados num coque, rezava o terço.

Os habitantes de um jipão com insulfilm escuros sentiam-se em casa. Apesar da dificuldade em enxergá-los, era possível notar o rádio ligado. A que parecia a mãe retira os sapatos e coloca os pés sobre o painel. Poucos minutos depois pula o banco e vai para fazer companhia para os rebentos no banco traseiro.

Mas a melhor cena se desenrolaria no Golf à minha frente. Um casal começa uma discussão. Ouvem-se gritos, o balanço do carro, tapas e torções de braço entre os envolvidos. Os passageiros do ônibus se ouriçam e vem o silêncio. A calmaria dura poucos segundos. Novos agarrões e gritaria. Duas motos da Polícia Militar que passam distraidamente põem fim ao pega. Tristeza para o pessoal da arquibancada móvel que acompanhava o espetáculo.

Além de involuntariamente instituir a paz no Golf, os dois policiais eram o prenúncio de que a largada estava para ser dada. Os dois amigos retornam ziguezagueando em meio aos carros, ouvem-se sons de motores. Lentamente a ordem vai se instalando.

As lições de um dia de chuva: 1) tenha sempre à mão guloseimas, livros e aparelho de MP3;  2) mantenha a calma. Seu carro poderia ter sido levado pela enchente ou você ter sido vítima de um arrastão; 3) se for discutir dentro do carro, cobre ingresso do pessoal do ônibus; 4) não dê comida aos animais.

 

Anúncios

3 Comentários »

  1. Minha submersa Tati, sem querer ser futurista, eu acho que está na hora dos empresários empreendedores, investirem alguns na fabricação de barcos, lanchas e jet ski, para atender a demanda que será crescente. Com este alagamento continental, vão ganhar muito dinheiro. E eu nasci pobre e professor!
    Asas para quem não pode voar.

    Forte abraço

    caurosa

    Comentário por caurosa — 2008/12/24 @ 11:24

  2. Oi Tati, tirei a noite pra ler todos seus comentarios no blog… leitura fácil, leve, agradável e divertida… parabens… ganhou mais um leitor…rs.. agora eu preciso descobrir onde aprender a seguir corretamente as novas regras do português para usar crase, cirncunflexo e trema, na hora certa..rs bjs

    Comentário por Denis — 2008/12/24 @ 12:35

  3. Esta é a terra da ” GAROA “

    Comentário por Juventino — 2008/12/24 @ 17:32


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: