O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/05/20

O BEABÁ

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende2013 @ 10:30

Aconteceu em março deste ano.
Um criminoso foi preso após tentar assaltar um banco em Milwaukee, a maior cidade do estado do Wisconsin, nos Estados Unidos.
A diferença desta prisão para todas as outras que acontecem diariamente e em vários lugares do mundo estava no que o ladrão carregava: um livro com um título muito sugestivo: “How to Be A Successful Criminal” (“Como Ser Um Criminoso de Sucesso”, literalmente).
Se o sujeito que pretende cometer algum tipo de crime precisa recorrer a um livro para aprender como agir ele já merece mesmo ir preso. Bandido já se nasce. É uma vocação.
Longe de ser uma xerox barata de uma obra não-publicada e escrita na prisão por alguém que assina com um pseudônimo, o livro de fato existe e foi lançado em 1998. O autor, Ron Glodoski, tem muita história para contar sobre o mundo cão. Vítima de abusos na infância, ele fugiu de casa muito cedo. Aos 12 anos já integrava uma gangue. Aos 15 tornou-se o líder dessa gangue e aos 20 um dos mais famosos traficantes de Milwaukee.
Depois de duas décadas e após perder a família e a maioria de seus amigos, Ron decide dar um basta à vida de gângster. Hoje, além de escritor, é um empresário bem-sucedido, palestrante e realiza trabalho voluntário em escolas, penitenciárias e centros de detenção.
Sobre quais seriam os principais passos para se tornar um criminoso de sucesso, sobram palpites. Talvez o primeiro seja conseguir dar conta de seu plano. O segundo, o terceiro e o quarto podem estar relacionados a “não ser preso nunca”.
Na resenha, o site “Amazon” diz que se trata de um livro escrito para crianças que vivem em situação de risco com dicas para elas fazerem as escolhas certas na vida. O autor nega o crime como estilo de vida viável, mostra outras opções e incentiva o crescimento e as ações positivas.
Já as resenhas deixadas pelos leitores são polêmicas e opostas. Uns recomendam não perder tempo com a leitura, mas outros contam terem ficado emocionados com as histórias de Ron Glodoski.
Se há alguma dúvida sobre a qualidade do livro, basta lembrar do triste fim do assaltante de Milwaukee.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.