O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2012/05/13

DISQUE T PARA TRABALHAR

Arquivado em: Mentes brilhantes — trezende @ 09:29

Há pouca coisa engraçada na maneira como alguns patrões tratam seus empregados (e vice-versa). Descaso, falta de educação, ausência de pagamento (ou de comparecimento no trabalho), todo mundo já ouviu alguma história a respeito dessa relação delicada.
Mas nos Estados Unidos um projeto artístico inventado por artistas, advogados, tecnólogos e um time de empregados domésticos usa o humor para educar patrões, babás, cuidadores de idosos e outros funcionários “caseiros” sobre o “Estatuto de Direitos Para Empregados Domésticos”, aprovado em Nova York em 2010.
O projeto chama-se “New Day New Standard” e criou uma espécie de linha direta de atendimento ao trabalhador. No menu, em vez de “tecle 9 para falar com nossos atendentes”, o ouvinte escolhe um dos esquetes de um programa de rádio. Cada um deles explica a nova legislação em formato de “talk show” radiofônico.
Apresentado por Christine Lewis (que trabalha de verdade como babá em Nova York) e “Miss Know-it-All” (interpretado pelo ator Jen Cohn), o programa esclarece questões sobre salário mínimo, hora extra, impostos, seguro-desemprego, multas para o empregador que desrespeita as normas – como praticantes de tráfico humano e trabalho escravo.
As vozes mostram uma coleção de sotaques que enfatiza de maneira divertida a diversidade da comunidade étnica desses trabalhadores em Nova York, como indianos, africanos, filipinos, haitianos, dominicanos, mexicanos e outros grupos que falam espanhol.
Depois de entrevistas com o público-alvo descobriu-se que a melhor maneira de transmitir a mensagem seria através de algo divertido e original.
Segundo a diretora criativa Marisa Jahn, foi o grupo “Trabalhadores Domésticos Unidos” quem os procurou com a ideia. “Sabemos que muitos destes trabalhadores não ouvem rádio e nem têm acesso à Internet para fazer download dos esquetes, mas todo mundo tem um telefone ou celular”, diz Marisa.
A ideia de unir arte, comédia e informação realmente é ótima. Resta saber se quando a empregada ou a babá estiverem rindo ao telefone elas saberão explicar o motivo aos patrões. E mais: se eles acharão a mesma graça.

Ouçam alguns episódios AQUI

About these ads

1 Comentário »

  1. Olá achei bem legal saber de tudo isto escreva mais.boa semana

    Comentário por bernadete lopes marino — 2012/05/14 @ 20:51


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: