O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/06/16

SÓ FALTA FALAR

Filed under: Mentes brilhantes — trezende2013 @ 10:56

Acreditem se quiserem, mas essa caveira “zipada” aí em cima é uma abóbora, um dos milhares de trabalhos impressionantes do artista Ray Villafane.
Esculturas em gelo, melancia, blocos de manteiga, queijo e outros alimentos não chegam a ser a invenção da pólvora, mas o resultado quase humano conseguido por Ray é inédito – ele só trabalha com abóboras.
O brilho, a expressão facial e até as rugas dos personagens esculpidos pelo artista impressionam, principalmente após descobrirmos que ele é capaz de fazer tudo isso em cerca de 15, 20 minutos – apesar de já ter demorado um dia inteiro para concluir alguns.
Numa entrevista ao site “Make”, que mistura assuntos sobre tecnologia e arte, Ray conta que geralmente não faz planos sobre o que vai esculpir – já tem o rascunho na cabeça.
Segundo ele, o mais importante é usar a abóbora em profundidade para conseguir criar uma imagem em 3D.
A relação de Ray com as abóboras começou cedo. Em seu site ele conta que veio de uma família bem simples, do Queens, em Nova York, e era comum ter de confeccionar seus próprios brinquedos usando pedaços de madeira. Como a peça se estragava rapidamente, ele a esculpia todos os dias a fim de evitar o apodrecimento.
No inverno, no entanto, Ray era forçado a usar outro tipo de material, já que a madeira servia para aquecer a casa.
Sua escultura preferida de infância é um conjunto com seis personagens do filme “Planeta dos Macacos” totalmente feito em abóbora.
Antes de se tornar escultor profissional, Ray foi professor de Artes para crianças numa escolinha ao norte de Michigan. Nesse período, um de seus alunos trouxe uma abóbora para que ele tentasse entalhá-la. O resultado foi bem diferente do atual, mas foi suficiente para incentivar outras crianças a trazerem abóboras para ele.
Após lecionar por 13 anos Ray resolveu se arriscar na indústria de brinquedos e colecionáveis e chegou a trabalhar para grandes marcas, como a Warner Bros., a DC Comics e a Marvel.
Apesar do trabalho “sério”, ele percebeu que fazia muito mais sucesso com suas abóboras. No ano passado foi convidado para entalhar seus vegetais na Casa Branca.
Além de talentoso, Ray é a prova de que abóbora é um troço afrodisíaco: ele é casado e tem seis filhos.

Confiram uma galeria de fotos do trabalho de Ray AQUI

1 Comentário »

  1. Criativíssimo, não?

    Minha Tati preferida tem faro fino…

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/06/16 @ 23:00


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.