O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/03/17

CONTAGEM REGRESSIVA

Arquivado em: A real do mundo real — trezende @ 10:02

Hoje um post estraga-prazeres para os amantes de um bom prato.
O jornal britânico “Daily Mail” publicou um artigo em que relata em quanto tempo os efeitos danosos de nossos itens preferidos – como açúcar e gordura – agem maleficamente no organismo.

Cigarro: três segundos
Em poucos segundos a fumaça chega aos pulmões e força o coração a trabalhar mais, causando um aumento de pressão. Ela também provoca irritação e inflamação nas vias aéreas disparando uma tosse imediata nos fumantes de primeira viagem. Nos viciados há mais tempo as tosses são mais longas.
A cada tragada, a nicotina atinge o cérebro e dispara a dopamina, neurotransmissor que provoca a sensação de prazer. Segundo o professor Robert West, diretor do Centro de Estudos do Tabaco da Inglaterra, é esse primeiro contato com a dopamina que causa dependência para o resto da vida.
Além disso, o monóxido de carbono presente no cigarro está numa concentração de mais de 600 vezes do que a considerada segura. Enfim, um cigarro pode destruir o corpo em apenas 15 minutos.

Açúcar: dois minutos
De acordo com Ursula Arens, diretora da Associação Dietética Britânica, antes mesmo de o engolirmos o açúcar já causa seus estragos. “Quando os dentes estão expostos a ele, o número de bactérias aumenta dramaticamente. Elas convertem o açúcar num ácido que acaba com o esmalte”, alerta ela.
O açúcar faz com que os níveis de insulina subam – inibindo a liberação dos hormônios do crecimento – e também causa um aumento instantâneo da glicose no sangue. As taxas caem em cerca de uma hora, o que leva à irritabilidade, ao cansaço e à fome.

Álcool: seis minutos
Segundo pesquisadores alemães, este é o tempo necessário para ele causar danos no cérebro. O estudo mostrou também que os efeitos do consumo moderado de álcool no cérebro de pessoas saudáveis são reversíveis. Mas essa capacidade de recuperação seria reduzida ou eliminada com o aumento do consumo, levando aos danos cerebrais observados em alcoólatras.

Sal: 30 minutos
Quem quer artérias endurecidas em cerca de meia hora pode liberar o sal no prato. O curioso, segundo os cientistas americanos que realizaram o estudo, é que a dose contida nos pratos que serviram para o teste era muito menor do que a presente nas comidas prontas.
O consumo de sal faz com que o corpo retenha mais de dois litros de fluidos, o que aumenta a pressão no coração e no sistema cardiovascular.

Cafeína: 30 minutos
Ela faz com que as células liberem adrenalina – que prepara o corpo para “lutar ou voar” –, aumenta as pressões cardíaca e sanguínea e faz com que o sangue vá para os músculos. Desta forma, a quantidade de sangue que circularia pela pele e órgãos fica bem reduzida.

Gordura: 45 minutos
As gorduras saturadas – presentes em biscoitos, bolos e queijo – podem interromper o sistema de coagulação do sangue. Em menos de uma hora, uma refeição com altos níveis desse tipo de gordura afeta a habilidade do bom colesterol de proteger as artérias. A gordura saturada aumenta os riscos de coagulação, que pode levar a derrames e ataques cardíacos.
A boa notícia é que uma alimentação rica em gordura poliinsaturada e ômega 3 pode contrabalançar esses efeitos.

Agora imaginem o estrago que causamos ao organismo todas as vezes em que vamos a uma churrascaria, por exemplo. Primeiro aguentamos a fumaça dos cigarros lá fora, enquanto aguardamos a mesa. Depois, a orgia gastronômica com direito a cafezinho no final.
Sim, somos uns sobreviventes.

About these ads

6 Comentários »

  1. Só louco mesmo para beber álcool. Há tantos prazeres melhores que o álcool, tais como a cachaça, o vinho, a cerveja, o whisky e pessoas insistindo no álcool. Vá entender…

    Comentário por Joubert — 2011/03/17 @ 12:16

  2. Artigo relatado aos ” vegetarianos “.

    Comentário por Juventino — 2011/03/17 @ 12:17

  3. A referência feita ao álcool foi ao vendido em farmácias??? É o que leva a pensar de acordo com o comentário acima pois todas as bebidas citadas(cachaça, vinho, cerveja, whisky) são bebidas que contém álcool. Ou será que já tem gente bebendo álcool puro?
    Por mim pode pegar todas essas bebidas citadas e jogar no lixo. Não bebo nem socialmente.

    Comentário por Angela — 2011/03/17 @ 19:10

  4. Á única notícia razoável para mim é com relação ao álcool. Fui um bebedor compulsivo (eufemismo para alcóolatra?) durante trinta anos e o meu cérebro ainda está funcionando (eu acho, né?). Abraços. Paz e bem.

    Comentário por josé cláudio - Cacá — 2011/03/18 @ 06:35

  5. É por isso que quando bebemos tequila (que põem o sal) demora pra vir a tontura?

    Comentário por lukas — 2011/03/21 @ 14:34

  6. Realmente churrascaria é um spa de engorda…

    Comentário por Vitor — 2011/03/21 @ 21:13


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: