O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/02/21

MISTER M NA LINHA 4

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:08

Em São Paulo, desde 2009 o Procon oferece o serviço “Não Perturbe”. Uma vez cadastrado, o telefone do cidadão fica bloqueado para o recebimento de ligações de telemarketing. Na teoria, 30 dias após a inscrição as empresas ficam proibidas de nos incomodar com ofertas de produtos e serviços que não nos interessam.
Na prática não é bem o que acontece. Os tais “meinha no pé” são insistentes e é necessário muito sangue frio para aprender a lidar com essas pragas.
Uma boa ajuda vem do site “The Consumerist”, que publicou uma lista com “As Dez Confissões de Um Operador de Telemarketing de Seguros”.
Segundo o site, um de seus leitores (justamente um operador de telemarketing da área) escreveu abrindo o jogo sobre seu trabalho. Ele contou de que forma recebe as comissões, as táticas e que tipo de informações devemos ou não fornecer durante a conversa. Confiram:

1) Esteja preparado para ser bombardeado por ligações de diferentes companhias quando solicita um orçamento online. O que ocorre é que uma empresa vende a informação para várias agências e empresas. O valor pago é de U$ 8 para cada orçamento que termina bem-sucedido.

2) Mesmo que seu telefone esteja na “Do Not Call List” (bloqueada para o recebimento de chamadas de telemarketing) podemos contatá-lo em até 90 dias depois que o pedido foi feito. Para não receber mais ligações apenas diga, assim que atender o telefone, “inclua-me na sua lista de bloqueio de chamadas” ou “não ligue neste número novamente”.

3) Geralmente tentamos cruzar dados de seu atual segurador com a cobertura que oferecemos. Fornecemos a menor cobertura, então você tem o menor preço. É desta forma que conseguimos mantê-lo no telefone, o que é meio caminho andado.

4) Os contatos são realizados da seguinte forma: 10% por telefone, 0% por email e menos de 5% por correio. As ligações telefônicas são as mais baratas e as mais efetivas. Já os emails, apesar de serem gratuitos, são ineficazes.

5) Quando um operador diz que está te fazendo um preço promocional ele está mentindo. Operadores não têm poder para isso, apenas a seguradora.

6) Os seguros mais rentáveis são os de vida, de pensão e de saúde. Forçamos a barra nestes três porque uma vez adquiridos, geralmente não são cancelados. Além disso, recebemos comissão durante todo o período de vida do cliente. Seguros de carro e de casa são os mais disputados, mas os menos rentáveis. No entanto, são os mais procurados.

7) Acidentes e multas pesam contra você, mas apenas por um período – geralmente de três anos. Eles podem aumentar a mensalidade uma vez que você é mais “perigoso” à seguradora. Algumas companhias não o notificarão mesmo que você tenha cometido três ou mais infrações dentro dos três anos, como direção imprudente ou sob efeitos do álcool. Não é possível omitir dados sobre isso, afinal, podemos fazer um levantamento de seu histórico ao volante.

8) Não forneça o número de sua carteira de habilitação quando operadores e agentes solicitarem sob o argumento de que precisam deste dado para realizarem o orçamento. Eles só necessitam de nome, data de nascimento, tipo do veículo e histórico de incidentes.

9) Seu histórico de crédito também influencia sua taxa de seguro de automóvel. Isso porque pessoas com menos crédito são mais arriscadas às companhias. Pessoas casadas e com filhos têm um bom desconto porque teoricamente são mais responsáveis do que as solteiras. O mesmo se aplica a motoristas novos e velhos. O perfil que paga a maior mensalidade é o solteiro, homem e com menos de 25 anos.

10) A área de seguros é muito competitiva. Faça cotações pelo menos uma vez ao ano para conseguir o melhor negócio e renove sua cobertura. Se seu carro não é tão novo, abaixe o valor de sua cobertura de colisão e seguro abrangente. Você economizará cerca de 50%.

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4 Comentários »

  1. Comigo eles se lascam. Meu telefone tem Bina e, normalmente, só atendo quem conheço. Quando vejo que é ligação desconhecida, normalmente de São Paulo, já atendo prevenida.
    Pergunto: quem deseja falar com ela? É do XXX. Respondo que não estou e não tenho hora para chegar nem para sair de casa. Acabam desistindo!

    Comentário por Angela — 2011/02/21 @ 09:24

  2. Sempre peço para aguardarem um momentinho que “estarei chamando” a pessoa. Passam-se segundos e aviso para não desligarem “pois sua ligação é muito importante para nós”. Até sonzinho já rolou. Acabam desistindo.

    Isso quando não “emociono” a voz e digo que a senhora faleceu há dois dias. Ficam superconstrangidos. Tiro e queda.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/02/21 @ 12:19

  3. Hoje em dia qualquer um descobre o seu nº,nome completo e até a cor de seu carro.

    Comentário por Juventino — 2011/02/21 @ 19:43

  4. AlÔ!
    Já tem seguro contra pentelhação via telefone (inclusive cel.)????
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2011/02/22 @ 12:36


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