O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/12/19

PATRULHA SANITÁRIA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 11:27

Chineses e coreanos têm hábitos culturais bem peculiares para nós, ocidentais. Falar com a boca cheia, cuspir em público ou não formar filas (vence quem empurra mais e melhor) são costumes que soam como falta de educação por aqui.
No quesito banheiro, a Coreia é a vencedora. Lá, as faxineiras fazem a limpeza dos banheiros masculinos mesmo na presença dos usuários.
Os asiáticos que mais se aproximam da nossa “realidade sanitária” parecem ser os singapurianos. Na semana passada eles lançaram a edição 2010 da “LOO Campaign – Let’s Observe Ourselves” (algo como “Campanha do Banheiro – Vamos Observar Nós Mesmos”).
Cingapura conta com cerca de 30 mil banheiros públicos e pretende atingir um bom nível de limpeza em 70% deles até 2013. O objetivo é que eles cheguem ao padrão “três estrelas”.
De acordo com as regras do programa “Banheiro Feliz”, os toaletes são classificados segundo um critério que varia de três a cinco estrelas. Um quatro estrelas, por exemplo, precisa ter fraldário ou banheiro infantil. O cinco estrelas, características ecológicas como torneiras de desligamento automático.
Uma pesquisa realizada pela Associação dos Banheiros Públicos de Cingapura revelou que apenas 500 toaletes em todo o país oferecem boas condições de uso – não têm mau cheiro ou sujeira e disponibilizam facilidades como sabonete para as mãos e papel higiênico.
“Para nós, a etiqueta no banheiro reflete a cultura singapuriana e mostra às pessoas o quanto civilizados nós somos”, diz o presidente da associação, Tan Puay Hoon. “Somos um país de primeiro mundo e queremos uma sociedade polida para representar isso”.
Para chamar a atenção para a campanha, a associação lançou o primeiro coffee shop com banheiro cinco estrelas, o “LOO@Heartlands”, localizado em Heartlands, bairro com vários prédios populares construídos pelo governo.
A associação também está distribuindo, em lojas da região, embalagens de lenços de papel com mensagens aos visitantes durante os horários de maior movimento.
A “LOO Campaign” começou em 2008. Desde então, a associação chama os funcionários credenciados que trabalham na limpeza dos banheiros de “ecoassessores”. Segundo uma das funcionárias, a maioria dos usuários ainda não está acostumada a dar descarga e continua a jogar papel no chão. “Eles ainda acham que isso é trabalho do faxineiro”, diz Priscilla Char, de 60 anos.
Outra iniciativa é educar os usuários sobre os cuidados com a higiene pessoal e a saúde pública, o que é feito através de programas escolares.

About these ads

1 comentário »

  1. Lindo Post, que imagem linda!!!
    Lindo Post!
    Vim te desejar feliz festas!
    Que haja um renascimento, uma Graça uma Luz especial pra vc!

    Grato por nosso contato que se iniciou neste ano de 2010!

    Que nossa amizade floresça cada vez mais em 2011!

    Sucesso!

    Comentário por William Garibaldi — 2010/12/19 @ 14:05


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: