O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2009/10/31

O PRÓPRIO UMBIGO

Filed under: Folheando — trezende @ 10:32

stuffwhite

oculosVocê compra comida orgânica? Adora sushi? É fã de Belle & Sebastian? Precisa de iPod, iPhone e outros produtos da Apple? Gosta de livros grandes sobre arquitetura? Vinhos? Festas anos 80? Entrou na onda da reciclagem? Frequenta o Starbucks? Faz ioga? Usa óculos grandes e se sente estiloso? Faz bolão no Oscar e cita obras de Michel Gondry para impressionar?
Então, bem-vindo ao clube “clichês da classe média”.
A ideia do livro “Stuff White People Like” (“Coisas que Branco Gosta”) é justamente essa: rir de si mesmo ou de quem se leva muito a sério.
O autor, Christian Lander, é um canadense que mora em Los Angeles e tirou a inspiração de seu blog homônimo. Após a página receber uma quantidade de visitas espetacular em menos de 90 dias no ar, Lander assinou com uma editora e largou o emprego.
O “branco” do título é obviamente uma ironia – denomina uma categoria de descolados da classe média que se sente especial.
O “guia definitivo para o gosto único de milhões”, como diz o subtítulo, surgiu a partir das próprias experiências do autor. Certo dia, conversando com um amigo filipino sobre o quanto eles eram fãs da série policial “The Wire”, chegou à conclusão de que várias pessoas com o mesmo perfil gostavam de itens que, no fundo, são um grande lugar-comum.
Lançado no ano passado, o livro permaneceu por várias semanas na lista de mais vendidos do “The New York Times”. O autor não para de dar entrevistas e há projetos de transformar “Stuff White People Like” em programa de TV.
Com tanto sucesso, o fato é que Lander se transforma num dos itens citados no livro: “Gosta de Barack Obama? Sanduíches caros? Do livro de Christian Lander?”.
Num dos últimos capítulos, há um questionário para você descobrir seu “nível de brancura” – o próprio autor quase gabaritou, atingindo a incrível marca de 92%.

Conheçam o blog AQUI

About these ads

2 Comentários »

  1. Minha amiga Tati, essa mundo aí não é o meu. Sou pretinho, feio, tenho pé grande, torço pelo Botafogo, moro longe, pedalo bicleta,sou professor, gosto de feijoada, churrasco na lage, pagode e muito chopp, pastel de chinês, roda de samba, mulher brasileira, frango com quiábo, pão de queijo, cafézinho em copo de vidro, macarronada e pizza. Acho que vou criar o blog “Coisas que Neguinho brasileiro gosta”.

    Forte abraço

    Caurosa

    Comentário por caurosa — 2009/10/31 @ 11:09

  2. Oi Tati!
    Conheci esse blog logo quando ele começou! Depois, nunca mais vi. Pô, o cara lançou um livro, genial!
    Você conhece o Classe Média Way of Life? Passa lá!http://classemediawayoflife.blogspot.com/
    Bjs!

    Comentário por Selma — 2009/10/31 @ 18:48


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: